Alimentos que combatem a ansiedade, estresse e nervosismo

Você é ansioso e está com dificuldade em manter a calma? Conheça os alimentos que combatem a ansiedade, estresse e nervosismo


Você anda meio nervoso? Sem paciência com as pessoas? Sabia que a sua alimentação pode estar influenciando o seu estado emocional? Existem alguns alimentos que ajudam a combater a sensação constante de ansiedade, nervosismo e estresse. Saiba quais são eles:

Maracujá

Famoso por suas propriedades calmantes, esta fruta é rica em flavonoides e alcaloides que atuam no sistema nervoso central causando sedação, melhorando a qualidade do sono e acalmando, pois atuam como analgésicos e relaxantes musculares. Além disso, a fruta é rica em vitamina A e C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo e cálcio. Dica: consuma na forma de suco, puro ou até em molhos para salada.

Alface

Substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais.

Espinafre

Encontra-se nessa hortaliça uma vitamina antidepressiva natural muito potente, o folato (ácido fólico). O espinafre pode ser considerado um guerreiro contra a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.

Peixes e frutos do mar

Estes alimentos diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro.

Chocolate

É rico em flavonoides, antioxidante que melhora a produção de serotonina e contribui para aplacar a sensação de ansiedade. Cerca de 30 g de chocolate por dia, de preferência amargo que é mais rico em flavonoides, ajudam a diminuir a angústia.

Mel

O mel auxilia o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.

Jabuticaba

A fruta, que também é rica em carboidratos, fornece energia para o reânimo físico, possui vitaminas do complexo B, que agem como antidepressivos.

Banana

A fruta auxilia no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade porque tem ao alto teor de triptofano, um tipo de aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade porque colabora com a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

Frutas Cítricas

A vitamina C, presente nas frutas cítricas, reduz a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e a ansiedade. Elas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados magros

Todos são ricos em um aminoácido (triptofano), que atenua os sintomas de ansiedade. Esse aminoácido, quando alcança o cérebro, eleva a produção de serotonina, o conhecido hormônio da felicidade, que provoca as sensações de relaxamento e de bem-estar. Dica: recomenda-se o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.

Grãos integrais

Ricos em fibras e vitamina, os grãos integrais (e também alimentos derivados, como pasta, pães e arroz) contém carboidratos complexos de baixo índice glicêmico que ajudam na manutenção dos níveis de serotonina. Diferente dos carboidratos simples (como açúcar refinado) que dão apenas uma sensação momentânea de prazer, os carboidratos complexos mantém essa sensação por mais tempo.

Alimentos que devem ser evitados por pessoas ansiosas:


A cafeína, o álcool, açúcar refinado (doces) e refrigerantes são os principais causadores da ansiedade e seus sintomas, são os inimigos das pessoas ansiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário